quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mulheres e Treinamento com pesos - O medo de Crescer

A maior parte das mulheres comete um erro gigante assim que entram na academia. Elas acreditam que se pegarem pesado nos pesos, irão se transformar em mulheres bodybuilders, com braços e ombros enormes, perdendo a feminilidade e etc. Fala a verdade, elas entram na academia, fazem um bom alongamento, sobem para as máquinas de cardio por 20 a 40 minutos e depois quando chegam sala de pesos pra um treino mais "leve" de 20 a 30 minutos, normalmente escolhem por circuitos ou treinos funcionais, certo? Se essa é sua rotina de treinos, esta na hora de fazer uma mudança.

Essas mulheres acabam tendo muito pouco resultado, talvez consigam perder gordura e peso se aliarem o treino a uma boa dieta, mas além disso, nunca vão conseguir uma transformação física que as pessoas percebam e admirem, ou mais, talvez nem consigam deixar o músculo "durinho e torneado" como elas mesmas querem. Se você está buscando uma mudança em seu corpo realmente visível então você precisa mudar o seu pensamento e depois o seu treino.

O primeiro motivo pelo qual você não vai virar o incrível Hulk modelo feminino é que você não tem a produção e o grau de testosterona necessária para isso. A produção deste hormônio, extremamente anabólico é muito maior nos homens, enquanto nas mulheres o estrógeno é bem maior, e a razão disso é bem simples, você não tem testículos. As mulheres também produzem testosterona, mas ela vem dos ovários e das glândulas adrenais em doses muito menores. Uma dica é falar com seu médico e pedir um teste do nível de testosterona no sangue, principalmente se você retirou algum ovário, é um bom jeito de entender sua produção do hormônio. 

Stanozolol ou Winstrol - Entenda como ele Funciona


Vamos explicar sobre o Stanozolol, mais conhecido também como Winstrol. Ele deve ser usado com bastante cuidado, assim como o Anadrol, essa droga pode causar sérios danos ao sistema hepático se for administrado de maneira errado, se for utilizar, procure fazer com o acompanhamento de um profissional e com exames de sangue rotineiros. Mesmo estando sobre a tutela de um profissional é sempre bom conhecer o que estamos ingerindo e nos informar sobre isso.

No bodybuilding, o Winstrol é usado normalmente em um combo com outros esteroides voltados para a testosterona. Ele próprio é um derivado da própria testosterona. Muitos procuram essa droga pelo aumento de força que ela fornece, sem ganho de peso excessivo e com bom aumento de vasodilatação e sem converter em estrógeno. Ele não causa retenção de líquidos e alguns acreditam que la possa ser diurética.

O Winstrol é uma variante bem interessante da Dihydrotestosterona. Ela é modificadas no anel A (normalmente os esteroides tem 4 anéis), para formar um outro anel chamado de grupo pyrazol. Existe apenas um outro esteroide com uma modificação similar a essa. Winstrol é comumente utilizado em ciclos de “cutting” e tem sido demonstrado através de pesquisas que ela não é útil para ganhos de massa expressivos, se é que acontece algum. As vezes é utilizado como uma forma mais barata de Anvar (oxandrolona). E assim como o Anavar e outras derivações de DHT, não pode ser convertido em estrógeno e é anti-progestênico.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Avaliação Syntha-6

A Syntha-6 é uma das proteínas mais conhecidas no mercado de suplementos. Fabricada pela BSN, com garotos propaganda como o grande Ronnie Coleman (8 vezes campeão do Mr. Olympia), Dennis Wolf, Brandon Curry, Forrest Griffin (MMA) e Roelly Winklaar. Com uma grande equipe de marketing e investindo cada vez mais em pesquisa a BSN não para de crescer.

Syntha-6 é suplemento para bodybuilders e atletas criado para aumentar a ingestão proteica e aumentar ou manter sua massa magra. Ela é produzida com fontes diferentes de proteína, sendo assim, absorvida de maneiras e em velocidades diferentes. Ela tem proteínas de absorção rápida, média e lenta, para prover ao seu corpo uma fonte de aminoácidos continua, evitando o catabolismo, recuperando e regenerando sua musculatura depois de treinos intensos de qualquer modalidade.

Fique atento aos níveis de carboidratos e gordura de Syntha-6, ela tem 14g de carbo por porção e 6g de gordura com 22g de Proteína. A fonte do carboidrato dela vem da polidextrose, da sucralose e da lactose. Além da polidextrose as outras fontes não são exatamente as melhores que existem, mas nessa quantidade e para um whey que se propõe ao ganho de massa não vai interferir muito. As gorduras da Syntha-6 são MCTs, gorduras boas, normalmente não são armazenadas e se transforam em fonte de energia rapidamente.

O Leite na Dieta.

No mercado do fitness atual, de vez em quando sempre aparecem modas novas. A maior parte delas sobre dietas, outras sobre alimentos. Perguntas como frutas devem ou não ser consumidas? Preciso cortar temperos? E finalmente, o leite faz bem, ou vai arrebentar com a minha dieta? Também são bem comuns. Neste post vamos falar justamente sobre o último: o leite. Então vamos começar pela estrutura do leite, afinal de contas do que consiste o leite?

Primeiramente, constituído do carboidrato lactose, o leite é um dissacarídeo feito de açucares de glicose simples e galactose. Não é nenhuma surpresa que muitos se apaixonem por ele graças ao seu conteúdo de proteínas e gordura. Um copo de leite contém todos os 8 aminoácidos essenciais necessários para o crescimento, recuperação e regeneração muscular, de quem segue um treino com pesos intenso.

Existiu até um certo burburinho no mercado sobre algumas pesquisas que indicaram que o leite com achocolatado era mais benéfico do que os shakes de proteína. Nós vamos voltar para esse assunto mais tarde, já que não é bem verdade. Quando você olha para o conteúdo das gorduras que o leite contém, a maior parte delas (dois terços), são de gordura saturada, que beneficiariam um aumento dos hormônios anabólicos. Sendo assim teríamos uma bebida com proteínas e com gorduras boas, perfeita, pra ganhar massa e perder gordura, certo?

Errado!

Cortisol - Entenda como ele Funciona e como controlá-lo.

Além da dieta, treinamento e descanso, uma das coisas que mais interferem nos objetivos de um bodybuilder são os hormônios. Normalmente ouvimos falar mais dos hormônios considerados anabólicos, a insulina, o GH e a testosterona, afinal de contas, estes são os principais responsáveis pelas mudanças na densidade e hipertrofia dos músculos. Porém, hoje vamos comentar sobre o mais abominado de todos, o cortisol. Justamente o único deles que faz a função contrária ao anabolismo, ele cataboliza.

O cortisol é secretado pelas glândulas adrenais sob condições de alto stress tanto físico, quanto mental e sob condições de alta temperatura e é o principal hormônio catabólico do corpo humano. Ele tem três funções básicas no corpo: a redução da síntese de proteínas, a facilitação em transformar proteína em glicose e o controle do crescimento dos tecidos. Sendo assim, é essencial que a liberação de cortisol seja controlada se estamos buscando hipertrofia muscular, dependente da síntese proteica. Além de ser liberado durante períodos de stress, o cortisol, é secretado também logo pela manhã.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Princípios da Supercompensação

Conversando com alguns amigos e analisando o treino deles, chegamos ao ponto da Supercompensação e como ela interfere nos treinamentos resistidos, ou em qualquer outro tipo de treinamento. Para explicar como a Supercompensação funciona vamos começar pela homeostase. Quando o corpo esta parado, sem receber nenhum estímulo físico, ele se encontra em equilíbrio, ou seja, a homeostase é a manutenção do ambiente interno dentro de limites toleráveis. Quando o corpo recebe um estímulo maior do que aquele que ele está acostumado, seja ele, aeróbico ou anaeróbico ele perde este equilíbrio e começa a trabalhar para voltar ao ponto de homeostase anterior.

O que acontece neste momento é uma resposta do nosso corpo ao estímulo ao qual ele foi submetido. Agora ele vai começar a aumentar os processos que respondem da melhor maneira possível àquele estímulo para se proteger de ter que em seguida realizar um novo estímulo dessa mesma grandeza e não estar preparado. Por exemplo, se o estímulo for um treinamento de hipertrofia para os músculos peitorais ele vai trabalhar para dar uma resposta a este tipo de estímulo. E é aqui que a coisa fica interessante porque o corpo reage de forma a se proteger de um novo estímulo forte como o anterior, então, ele automaticamente, quando volta para o estado de equilíbrio, não voltará para o anterior e sim para um superior ao anterior, afinal ele quer estar preparado caso aconteça novamente. E esse é o princípio da supercompensação. Porém, se o estímulo for dado isoladamente, quer dizer, sem frequência, ele voltará ao seu estado de homeostase inicial, por isso a importância dos treinos frequentes e consistentes.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Phil Heath é o Mr. Olympia 2011

Temos um novo campeão, um ano atrasado, mas agora sem deixar dúvida nenhuma. Phil Heath levou o Mr. Olympia ontem a noite em Las Vegas e dessa vez não foi por uma pequena diferença que deixasse alguma dúvida, dessa vez foi com um caminhão de distância do segundo colocado, o Mr. Olympia do ano passado, Jay Cutler.

Pelo que pude assistir Jay estava bem longe daquele físico que o consagrou todos esses anos. Ele teve uma lesão no bíceps do braço esquerdo que deixou a região inchada e roxa, a lesão ficou bem vísivel enquanto ele estava no palco, mas mesmo com com o bíceps 100% esse ano Jay não levaria. Além do braço esquerdo, seu abdômen, peito e glúteos pareciam sem densidade e fora de condicionamento. Difícil dizer onde errou esse ano, mas com certeza ficaremos sabendo em breve, o mais provável é que tenha cometido algum erro em sua dieta pré-contest quando mais importava, na última semana. Estes erros ficaram evidentes no sábado a noite.

sábado, 17 de setembro de 2011

Efeitos Colaterais da Oxandrolona

Efeitos Colaterais Inexistentes com o uso da Oxandrolona:

No mundo dos esteroides anabolizantes muitos dos efeitos colaterais dessas substâncias acontecem por causa da aromatização nautral do hormônio. Muitos esteroides anabólicos, uma vez presentes no corpo, eles transformam a testosterona natural em estrógeno: quando os níveis de estrógeno aumentam no corpo, a pessoa pode começar a sentir os efeitos colaterais. Por esse motivo que muitas atletas suplementam com inibidores de aromatase quando fazem uso de esteroides anabolizantes, assim conseguem manter seus níveis de estrógeno sobre controle. Porém, como os efeitos colaterais do Anavar não são provenientes de uma natureza estrógena, essa precaução não é necessária. Problemas como Ginecomastia e retenção hídrica não acontecem com a utilização de Anavar.

Pressão Alta e Colesterol:

Pressão alte e problemas com o colesterol podem ser alguns dos efeitos negativos da utilização da Oxandrolona, mas mesmo assim, eles são poucos e bem raros e dependem muito do histórico familiar do paciente. O Anavar é uma substância que pertence a família dos esteroides anabolizantes androgênicos, o que significa que de alguma forma ele suprimi a produção de testosterona; o tamanho dessa supressão varia de esteroide para esteroide, mas ela acontece. Na oxandrolona esse efeito também acontece, apesar de ser bem leve e pouco perceptível, de alguma forma ela acontece. Por isso é bom ficar atento aos seus níveis de testosterona naturais, afinal de contas a oxandrolona pode até ter poucos efeitos negativos, mas a baixa testosterona pode ter causar bem piores.

Efeitos da Oxandrolona


Já explicamos como a Oxandrolona funciona e o quais seus objetivos no post anterior -Oxandrolona - Entenda como ela Funciona - então agora vamos um pouco mais a fundo nos seus efeitos colaterais.

Dosagem de Oxandrolona:
Por ser um esteroide considerado leve, normalmente altas doses de Anavar são recomendadas e em determinados casos, até, necessárias. Alguns especialistas não sugerem menos de 20mg/dia. Mas vamos entender melhorar as diferenças entre gêneros(masculino/feminino) antes de definir a dosagem. Para pacientes com AIDS ou que se recuperam de queimaduras profundas o tratamento normalmente fica entre os 20mg/dia à 80mg/dia por isso seria ideal manter as doses nesse nível. Para mulheres de 2.5-10mgs/dia são suficientes.

Apesar do Anavar ser um esteroide ingerido oralmente ele precisa sobreviver a passagem pelo fígado e por isso ele é alfa-alquelado. Parece que ele também não exibe os efeitos hepatóxicos sérios, tipicamente atribuídos as substâncias que contém C17 alfa-alquelados (AASs). (17) Anavar foi utilizado com sucesso em estudos para tratamento de feridas na pele (7) ou para melhorar o sistema respiratório (18). Essas duas aplicações podem ser uteis para atletas de boxe, MMA e outras lutas.

Oxandrolona - Entenda como ela Funciona


A Oxandrolona, também conhecida como Anavar, é um dos esteróides anabolizantes mais utilizados pelos bodybuilders da atualidade e também um dos mais receitados pelos médicos dedicados ao assunto. Por isso nossa primeira revisão será justamente sobre ela. Não estamos defendendo o uso ou condenando o mesmo, aqui queremos sempre informar.

Anavar é um esteroide ingerido via oral que é ideal para qualquer um buscando uma musculatura mais definida. Utilizado em diversos esportes além do bodybuilding, como em esportes de luta, levantamento de peso e outros que utilizem a força como fonte principal. A oxandrolona é um esteroide anabolizante e não é tão tóxico para o organismo como outras drogas. O fato dela produzir bons efeitos no corpo com mínimos efeitos colaterais foi o que causou sua popularização. Mesmo assim nunca deve se subestimar os efeitos negativos de uma droga anabolizante.

2011 Road To The Olympia: Phil Heath Interview

2011 Road To The Olympia: Phil Heath Interview

Neste vídeo, filmado pelo pessoal da bodybuilding.com Phil Heat fala sobre seu relacionamento com Jay Cutler, como ele chegou até aqui, seu passado, presente e objetivos do futuro. Phil fala bastante sobre sua relação com Jay e como isso o afetou no esporte. É estranho pensar que Phil também poderá influenciar bastante Jay, afinal de contas uma vitória neste ano pode apresentar o consagrado campeão.

Whey Protein e intolerância à lactose.


Algumas coisas realmente me tiram do sério e hoje no vestiário, antes do treino, fui obrigado a ouvir mais uma pérola sobre suplementação. Normalmente eu deixaria pra lá e seguiria pro meu treino de braços tranquilo já imaginando a primeira série de rosca direta que estava por vir, mas a asneira era grande demais para ficar calado.
Eis que o cara comentava com o outro sobre whey protein e como os vendeores de lojas de suplementos e o marketing dos fabricantes montaram uma grande conspiração para vender whey protein 100% isolado que contém lactose (???)! Esse cara, explicava pro outro (que obviamente estava começando a suplementar à pouco tempo) que ele comprou um pote de whey e passou super mal, porque ele tinha intolerância e o cara da loja vendeu pra ele um whey isolado e falou que não tinha problema.

Treino de Pernas 13/09


Essa semana alterei a configuração de meus treinos para cinco treinos diferentes, sendo A = Peito, frontal de ombros e Abs, B = Pernas e panturrilhas, C = Costas e Abs, D = Bíceps e Tríceps e E = Ombros e Abs. Ontem resolvi fazer algumas alterações também em minha rotina no dia de pernas, tirei alguns exercícios e adicionei outros. O treino ficou assim:

Pernas:
1o Exercício = Agachamento do Smith: 4 séries de 12-10-8-8
2o Exercício = Lunge: 3 séries de 10
3o Exercício = Cadeira Extensora: FST-7
40 Exercício = Mesa Flexora: 4 séries de 12-10-8-8
Como estava com o posterior totalmente fadigado fiz o quinto exercício multi-articular na máquina de squat.
5o Exercício = Squat Horizontal Life Fitness: 2 séries de 12 repetições até a fadiga.
Panturrilha:
1o Exercício = Panturrilha em pé: 3 séries de 15
2o Exercício = Panturrilha sentado: 3 séries de 15
Senti bastante a mudança de estímulo, e, obviamente, quem mais sofreu foi o quadriceps. A distribuição de exercícios ficou bem interessante, mesmo porque fazia um bom tempo que não executava os Lunges e esqueci o quão fadigantes eles podem ser se você realmente concentrar o peso na perna da vez.
O FST-7 na cadeira extensora também funcionou muito bem para dar aquele pump e terminar de arrebentar com quads. Eu realmente gosto da sensação do FST-7, durante e depois do treino. Infelizmente é muito cansativo para colocar em todo treino, mas seria ideal.
Uma coisa é certa vou precisar de pelo menos 5 dias para recuperar a perna por completo. Ainda bem que perna de novo só na semana que vem.

Mr. Olympia 2011 – Categoria Principal


Depois da prévia do 202 e da notícia ruim de que Eduardo Correa não irá estar presente no show deste ano, agora vamos dar uma olhada no que pode acontecer no evento principal o grande Mr. Olympia de 2011, onde Jay Cutler, Phil Heath, Dexter Jackson e muitos outros gigantes vão se encontrar. O show vai contar com pelo 20 bodybuilders disputando o tão almejado Sandow deste ano, porém vamos nos concentrar nos que realmente devem causar um impacto e subir no pódio de 2011.
Claro que o primeiro deles tem que ser Jay Cutler. Depois de quase desistir de competir em 2009, após uma derrota dolorida para Dexter Jackson em 2008, Jay voltou aos palcos como uma Fênix faria e foi completamente dominante. Com a ajuda de seu guru e nutricionista Hany Rambod, Jay foi para o show de 2010 como nunca visto antes. Primeiro cancelou todos os outros eventos que antecediam o Mr. O e depois ficou enclausurado no deserto de Las Vegas até finalmente revelar seu físico no final de semana da competição. Infelizmente Jay acabou tendo problemas no dia, passou mal, foi carregado mas no final das contas ainda conseguiu levar o Sandow pra casa. Muitos dizem que ele não estava em seu melhor físico e que Phil Heath deveria ter levado essa.
Em 2011, Jay já deixou vazar algumas imagens suas pré-competição onde ele aparece totalmente rasgado e promete dominar seus adversários. Ele é de longe o maior atleta do cartel mas ele terá que subir no palco seco, rasgado e ainda assim com bom volume para terminar a missão. Como já aconteceu anteriormente para Jay, é mais fácil falar do que fazer. Mesmo assim ele continua sendo o principal favorito.

Mr. Olympia 2011 – Categoria 202


Faltam apenas dois dias para o final de semana mais aguardado no mundo do bodybuilding. Vem ai o Mr. Olympia 2011 e o primeiro post sobre a competição vai ser sobre a categoria dos 202. Isso porque é onde temos mais Brasileiros inscritos e que realmente podem fazer um bom estrago lá fora. Este será o último ano que a categoria se apresentará com até 202lbs (ou 91,6kg), no ano que vem mais 10lbs serão adicionadas e os competidores poderão se classificar com até 212lbs (96kg).
Este será o quarto ano que o Mr. Olympia conta a categoria 202 e a coisa está ficando séria. Kevin English, campeão dos últimos dois anos, vai subir no palco novamente para defender seu título, mas enquanto ele tenta fazer um hat trick de trófeus do Mr. O ele terá que enfrentar um grupo de bodybuilders de muita qualidade, como por exemplo o vencedor do 202 Europa Battle of Champions e também campeão do 202 Pro Bodybuilding Weekly , Jose Raymond, que terminou o Mr. Olympia do ano passado em quarto lugar da categoria. Adicione a esse cenário o campeão de 2010 do Sacramento Pro, Tricky Jackson, Jason Arntz, Jaroslav Horvath e muitos outros.

Os Fundamentos do FST-7


O FST-7 é um método de treinamento que vem ganhando notoriedade entre bodybuilders mais experientes. Criado e formulado por Hany Rambod, um dos maiores gurus do esporte, responsável por atletas do calíbre de Phil Heath, Jay Cutler, Tamer El-Guindy, Bill Wilmore e muitos outros, o FST-7 vem ganhando inúmeros adeptos ao redor do mundo e não é por menos, basta um treino utilizando o método para você entender o que Hany quer dizer com “alongamento das fibras musculares”. Na verdade FST-7 quer dizer exatamente isso, Fascial Stretch Training ou treinamento do alongamento da fáscia muscular.
Mas como ele funciona? É bem simples, você faz seu treino normal para uma grupo muscular, como você faria normalmente,vamos supor neste exemplo, que esse grupo é o quadriceps. No último exercício do seu treino, você vai escolher um que seja uniarticular, no caso de quads, é legal fazer com a cadeira extensora e então vai realizar 7 séries(daí vêm o número que acompanha o nome) com 8 a 12 repetições com um intervalo bem curto entre elas de 20 a 40 segundos no máximo.

Creatina inibe altos níveis de miostatina.


Novos estudos demonstraram que a creatina inibe a produção de miostatina. A Miostatina é um poderoso inibidor do crescimento, ela funciona aumentando o catabolismo dos músculos. É sabido que o treinamento com pesos diminui os níveis de miostatina no corpo, e evidências científicas demonstram que a suplementação com creatina aliada ao treinamento resistido diminuem os níveis da miostatina ainda mais do com o treinamento resistido sozinho.
Neste estudo os indivíduos foram divididos em dois grupos de controle. O primeiro ingeriu um placebo e realizou o treinamento resistido enquanto o outro grupo recebeu a creatina e realizou o mesmo treinamento do primeiro grupo. Os voluntários treinaram por oito semanas, praticamente 2 meses, acompanhados diariamente.
Durante as oito semanas de treinamento e suplementação os pesquisadores mediram a força, massa magra, níveis de miostatina no músculo esquelético e diferenciação do fator associado ao GASP-1 (um dos reguladores da miostatina). Como esperado, o grupo que recebeu treinamento e a suplementação de placebo teve seus níveis de miostatina diminuídos e aumentou seus níveis de GASP-1 durante as semanas quatro e oito do estudo. Entretanto, o grupo que recebeu o mesmo treinamento e a suplementação com creatina teve o dobro da redução de miostatina no músculo entre as semanas quatro e oito se comparados com a grupo placebo.

Dicas de Motivação Bobby Khan


Bobby Khan foi campeão do British Grand Prix de Londres a pouco tempo. Além de atleta de bodybuilding, Bobby, também trabalha como personal trainer e realiza palestras falando sobre seu estilo de vida, dieta, treinamento e competição.
Em uma entrevista recente Bobby Khan falou o que faz quando lhe falta motivação para o treinamento. Aproveite as dicas do campeão para não deixar sua rotina de treinos esfriar. “Apesar de treinar, religiosamente, todo dia, as vezes me falta motivação. Mas quando eu não estou me sentindo na pegada e não quero ir pra academia, eu tenho alguns truques que me ajudam a focar novamente”. 

Bobby costuma assistir vídeos de treino no Youtube, “Quanto mais legal o vídeo, mais eu sinto vontade de treinar pesado!”. Ele também recorre aos seus fãs no Facebook e no Twitter, utilizando as mensagens de seus amigos e seguidores como motivação.
Outra estratégia que funciona para Bobby é visualização, “As vezes no caminho da academia eu vou pensando no meu treino e no que devo fazer quando chegar. Eu visualizo os exercícios que vou fazer, quais músculos vou trabalhar e como eu quero me sentir durante aquela sessão de treinamento. Eu também uso imagens mentais domeu corpo, de como ele está antes do treino para como ele vai ficar depois do treino, normlalemnte eu uso essas imagens para suportar uma última série mais pesada ou aqueles últimos minutos do cardio”.

O tal do 1,3 Dimethylamylamine pode ser banido.


Você ainda não conhece esse tal de 1,3 Dimethylamylamine? Bom, se você é um daqueles que adora suplementos pré-treino, provavelmente você já ingeriu a substância e nem sabe disso. Por quê? Porque a 1,3 Dimethylamylamine normalmente vem escondida na fórmula do produto, protegida pela tal da “Proprietary Blend”, utilizada pelas marcas de suplemento para esconder determinados compostos químicos sem causar grande alvoroço.
Normalmente em um suplemento pré-treino você vai encontrar algumas substâncias já bem conhecidas pelos consumidores de suplementos e a maioria delas, além de terem sua eficácia comprovada já possuem diversos estudos demonstrando que não trazem mal à saúde. Algumas delas são a creatina, a arginina, beta-alanina, cafeína e etc. Não vamos explicar cada uma delas aqui porque não tem a ver com a 1,3 Dimethylamylamine, mas em breve faremos posts sobre estes produtos também.

Nova Categoria Physique no NPC


Finalmente uma das confederações internacionais de bodybuilding, a NPC (National Physique Comitee), decidiu tomar uma atitude e disponibilizar uma nova categoria nesse ano, a Psysique. Esta nova categoria já foi introduzida no último campeonato da NPC, um dos mais esperados do ano, o USA.
A categoria Physique pode ser disputado por homens e mulheres e elimina de sua competição atletas com excesso de musculatura, ou seja, é uma nova categoria dedicada aos atletas com perfil mais fitness e mais naturais.  Os atletas serão julgados seguindo dois critérios:
  • Musculatura e condição geral do corpo (conditioning); aqui os juízes estarão mais preocupados com simetria e shape e não volume extremo em relação aos homens. Para as mulheres também conta proporção, tone muscular e beleza.
  • Presença de palco e apresentação; aqui os atletas masculinos se apresentarão de bermuda e sem camisa e as meninas de bikini e serão julgados por apresentação e a maneira com que cativam o público.