sábado, 17 de setembro de 2011

O tal do 1,3 Dimethylamylamine pode ser banido.


Você ainda não conhece esse tal de 1,3 Dimethylamylamine? Bom, se você é um daqueles que adora suplementos pré-treino, provavelmente você já ingeriu a substância e nem sabe disso. Por quê? Porque a 1,3 Dimethylamylamine normalmente vem escondida na fórmula do produto, protegida pela tal da “Proprietary Blend”, utilizada pelas marcas de suplemento para esconder determinados compostos químicos sem causar grande alvoroço.
Normalmente em um suplemento pré-treino você vai encontrar algumas substâncias já bem conhecidas pelos consumidores de suplementos e a maioria delas, além de terem sua eficácia comprovada já possuem diversos estudos demonstrando que não trazem mal à saúde. Algumas delas são a creatina, a arginina, beta-alanina, cafeína e etc. Não vamos explicar cada uma delas aqui porque não tem a ver com a 1,3 Dimethylamylamine, mas em breve faremos posts sobre estes produtos também.


Então vamos explicar de fato o que a 1,3 Dimethylamylamine conhecida também como DMAA, Methylhexaneamine, MHA, Geramine, Geranium Extract. Ela foi desenvolvida pela primeira vez  para ser usada como um descongestionante nasal e foi patenteada por Eli Lilly em 1940. A sua estrutura molecular é bem parecida com a da anfetamina e consequentemente, tem efeitos psicológicos e fisiológicos similares à mesma. Ela tem sido utilizada na maioria dos novos pré-treinos que chegam ao mercado e é reposnsável por boa parte daquele “up” que esses produtos produzem. Sabe aquela vontade louca de treinar? A fadiga que nunca aparece? Pois é, a 1,3 Dimethylamylamine é o maior responsável por isso.
Quando estes suplementos abrem sua “Proprietary blend” e falam o que realmente possuem em sua fórmula, a 1,3 Dimethylamylamine normalmente é descrita como Geranimine, porque dizem que ela vem do extrato do óleo de gerânio.  Porém, como o extrato de óleo de gerânio possui quantidades bem pequenas de DMAA, a maior parte dessa substância é construída de forma sintética. Atualmente este composto é legalizado nos EUA e pode ser comprado e comercializado normalmente, o que andam dizendo por lá é que ela pode acabar no mesmo caminho da Ephedra (Efedrina, lembra dela?). Como a maior parte dos estimulantes potentes, o DMAA está na lista de substâncias proibidas da WADA (World Anti-Doping Agency) e vários atletas de elite já tiveram seus resultados e medalhas revogados depois de serem pegos utilizando composto. Além disso, algumas pesquisas recentes tem apontado que o uso de DMAA pode apontar para falsos positivos para o uso de drogas como a própria anfetamina.
Infelizmente ainda existem poucas pesquisas sobre os benefícios ou malefícios da 1,3 Dimethylamylamine, apesar disso ele já está sendo associado a risco de derrame, e como a maioria dos estimulantes pode causar impotência sexual, fadiga adrenal, dores de cabeça recorrentes, pressão alta e um dos mais incríveis, dependência.
Quais produtos pré-treino possuem o DMAA é difícil de dizer quando não vem descrito em sua fórmula, porém, alguns já temos certeza o 1MR, Jack3d e Neurocore. Se você está fazendo uso de algum produto que possui este composto em sua fórmula, proceda com cuidado.

Um comentário:

  1. O MELHOR PRÉ-TREINO QUE EXISTE. . .É UM ATLETA BEM ALIMENTADO E MOTIVADO A TREINAR. . .QUER UMA DICA ? ANTES DO TREINO , ASSISTA UNS VÍDEOS DO DORIAN YATES TREINANDO , UTLILIZANDO O SISTEMA HEAVY DUTY. . . Ass. ZéL

    ResponderExcluir