quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Tipos de Competições Femininas de Bodybuilding - Fitness, Figure e Bikini

Então você decidiu que não pretende ganhar muita massa muscular mas decidiu que levando seus treinos a sério, o próximo passo seria subir nos palcos para tentar as águas das competições de bodybuilding, digamos assim, mais femininas, certo?

Talvez você já saiba de quais competições quer participar, já acertou sua dieta, seus suplementos e seus treinos estão todos focados nessa meta. Porém, se você não se decidiu ainda em qual categoria vai competir, nós vamos te dar uma ajudinha para entender quais as categorias disponíveis para as mulheres no bodybulding hoje.


Fitness

É a única categoria de competição feminina que requer uma rotina de show atlético. A maioria, se não todas, as competidoras possuem experiência em algum outro esporte no passado. A apresentação no palco inclui performances de dança, ginástica, ou outras atividades físicas que demonstram como o seu físico reflete no dia-a-dia.





Movimentos típicos para deixar os juízes extasiados são abertura frontal e lateral completa de pernas (espacate) e chutes e pulos altos. A pontuação é garantida não apenas pela demonstração de flexibilidade e fitness mas também são levadas em consideração a música, o ritmo e a apresentação.


Assim como na categoria Figure e Bikini, a ênfase do físico é na definição muscular e não no volume. Os requisitos físicos da categoria normalmente pedem quantidade de massa muscular pequena, separação clara entre os músculos e definição, como já foi citado.


As competições sancionadas pela IFBB são o Fitness Olympia e o Fitness International. Porém, existem outros shows durante o ano como o Ms. Fitness USA, MS. Fitness World (Wally Boyko Produtcions), Fitness America Pageant e Fitness Universe.



Figure

A categoria Figure seria algo entre o Fitness e o Bodybuilding. Ao contrário da Fitness, aqui não é necessário apresentar nenhuma rotina atlética e ao contrário do Bodybuilding não existe a necessidade de possuir grande volume de massa muscular, porém, é importante apresentar boa simetria e definição.


Normalmente, existem duas entradas. A primeira entrada é a da simetria, onde as competidoras sobem no palco e são alinhadas lado a lado em sapatos de salto alto e maiô. Na frente dos juízes elas realizam uma série de meias-voltas. Nesse momento, elas são julgadas de todos os ângulos por simetria, apresentação e outras qualidades como tom da pele, cabelo, maquiagem e estilo das roupas.


Na segunda entrada elas se apresentam em grupos vestindo salto alto e bikini e executam outra série de meias-voltas. As métricas incluem condicionamento, definição, feminilidade e aparência atlética. No conjunto das entradas elas são julgadas quanto a apresentação, graça, confiança e profissionalismo.


A IFBB tem o Figure Olympia e o Figure International, enquanto a organização Fitness Universe tem o Figure Universe.



Bikini

Assim como nas competições de Figure, existem meias-voltas e poses obrigatórias nos shows de Bikini. Atualmente, essas são as competições mais populares, muito porque o físico requerido para se qualificar é o mais possível de ser atingido para a maior parte das mulheres. Como o próprio nome diz, as competidoras se apresentam em bikinis e demonstram estilo, elegância e atributos seus femininos.


A competidora não deve ser muito magra, nem muito musculosa. A vencedora geralmente é alguém que fica muito bem em seu bikini e que nos olhos dos juízes, representa o modo como uma mulher de bikini deve ficar. As métricas são proporção, simetria, equilíbrio, forma e tom da pele.


Em 2010, a competição de bikini do Mr Olymipa se tornou independente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário