sábado, 17 de setembro de 2011

Whey Protein e intolerância à lactose.


Algumas coisas realmente me tiram do sério e hoje no vestiário, antes do treino, fui obrigado a ouvir mais uma pérola sobre suplementação. Normalmente eu deixaria pra lá e seguiria pro meu treino de braços tranquilo já imaginando a primeira série de rosca direta que estava por vir, mas a asneira era grande demais para ficar calado.
Eis que o cara comentava com o outro sobre whey protein e como os vendeores de lojas de suplementos e o marketing dos fabricantes montaram uma grande conspiração para vender whey protein 100% isolado que contém lactose (???)! Esse cara, explicava pro outro (que obviamente estava começando a suplementar à pouco tempo) que ele comprou um pote de whey e passou super mal, porque ele tinha intolerância e o cara da loja vendeu pra ele um whey isolado e falou que não tinha problema.


Nesse momento, resolvi interromper. Primeiro, existem diversos tipos de whey proteins extraídos do soro do leite. Alguns menos puros que outros, realmente, possuem lactose. Por exemplo, se você pegar um pote de whey concentrado ou 3w, na tabela nutricional deve conter umas 2 ou 3g de carboidrato, certo? Esse carbo é justamente a lactose que não foi completamente isolada da proteína. Por não passar por mais uma filtragem este tipo de whey, é normalmente, mais barato do que o isolado. Isso não quer dizer que ele seja ruim ou de baixa qualidade, muito pelo contrário, ele é simplesmente mais simples do que o outro e pode servir a diversos propósitos. Mas, por razões óbvias, este tipo de whey não é indicado para pessoas com intolerância à lactose.
Agora podemos entender porque o isolado é mais caro. Ele é mais puro, passa por mais uma filtragem, onde todo carbo que sobrou é retirado, sendo assim ZERO lactose. O whey isolado, por sua vez, tem algumas vantagens e é indicado para coisas diferentes. Se você está em uma dieta zero carbo, com certeza, essa é a escolha certa, afinal de contas você não está deixando de comer frutas, batatas e etc, pra ingerir lactose no seu whey, certo? Certo. Mas existem pessoas por ai que não estão em dietas zero carbo mas tem intolerância à lactose e precisam complementar a proteína de sua dieta. Qual opção que elas tem? Whey Isolado!
Me incomoda pessoas falando besteiras só porque não gostam de suplementar ou acham que pra elas é desnecessário (o que realmente pode ser), mas evite de passar informações erradas para pessoas com menos informação do que você. O outro que está ouvindo a história, pode realmente acreditar nisso e achar que o whey isolado vai acabar com a vida dele, sendo que ele nem tem intolerância à lactose, mas convenhamos, já ficou morrendo de medo.
Além do mais, pense por esse lado, os cientistas ficam anos pesquisando e montando um produto que atenda às necessidades de todos os consumidores, inclusive os que tem algum tipo de intolerância, as empresas gastam toneladas de dinheiro investindo nessas pesquisas e pra quê? Pra colocar a lactose de volta no produto e enganar todo mundo! Por favor, vamos ter um pouco mais de bom sendo e ler um pouco mais antes de falar asneira.
O que pode acontecer, e isso realmente vem acontecendo com mais frequência ultimamente, é a intolerância a proteína proveniente do soro do leite.  Mas isso é assunto para outro dia.

Um comentário:

  1. Estava pesquisando sobre whey + intolerancia a lactose e achei seu blog. Muito bom, parabens! Entao, comecei a fazer o uso do whey isolado, e nao senti alterações, pois tenho intolerancia. Porem qnd adicionei a dextrose, to percebendo mudanças. Tem alguma logica isso? o carboidrato da dextrose eh lactose? Obrigada desde já. Karen

    ResponderExcluir