quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mulheres e Treinamento com pesos - O medo de Crescer

A maior parte das mulheres comete um erro gigante assim que entram na academia. Elas acreditam que se pegarem pesado nos pesos, irão se transformar em mulheres bodybuilders, com braços e ombros enormes, perdendo a feminilidade e etc. Fala a verdade, elas entram na academia, fazem um bom alongamento, sobem para as máquinas de cardio por 20 a 40 minutos e depois quando chegam sala de pesos pra um treino mais "leve" de 20 a 30 minutos, normalmente escolhem por circuitos ou treinos funcionais, certo? Se essa é sua rotina de treinos, esta na hora de fazer uma mudança.

Essas mulheres acabam tendo muito pouco resultado, talvez consigam perder gordura e peso se aliarem o treino a uma boa dieta, mas além disso, nunca vão conseguir uma transformação física que as pessoas percebam e admirem, ou mais, talvez nem consigam deixar o músculo "durinho e torneado" como elas mesmas querem. Se você está buscando uma mudança em seu corpo realmente visível então você precisa mudar o seu pensamento e depois o seu treino.

O primeiro motivo pelo qual você não vai virar o incrível Hulk modelo feminino é que você não tem a produção e o grau de testosterona necessária para isso. A produção deste hormônio, extremamente anabólico é muito maior nos homens, enquanto nas mulheres o estrógeno é bem maior, e a razão disso é bem simples, você não tem testículos. As mulheres também produzem testosterona, mas ela vem dos ovários e das glândulas adrenais em doses muito menores. Uma dica é falar com seu médico e pedir um teste do nível de testosterona no sangue, principalmente se você retirou algum ovário, é um bom jeito de entender sua produção do hormônio. 


A testosterona é o principal hormônio para hipertrofia muscular no corpo. Como as mulheres tem bem menos do que os homens, as chances delas colocarem quantidades enormes de massa muscular é bem pequena. Mesmo as mulheres que tem como objetivo competição e aumento muscular não conseguem chegar nem perto do resultado dos homens. Sendo assim, para de bobagem e comece a puxar pesos de verdade, você não vai virar a mulher Hulk do dia pra noite.

Outra razão que dificulta esse crescimento nas mulheres e a quantidade calórica ingerida diariamente. Tente lembrar a última vez que você montou uma dieta pensando em ganhar peso, não vale contar refeições emergenciais ou momentos como o Natal. As mulheres não tem o hábito de comer para engordar, digamos assim, muito pelo contrário, elas comem para manter ou reduzir seu peso. Ou então quando foi a última vez que você comeu mais proteínas ou carbos de qualidade visando aumento de massa? as chances são realmente muito pequenas. Para se tornar um Hulk fêmea você teria que consumir essas calorias, e não apenas durante um dia, mas durante meses.

Um motivo extra para a dificuldade das mulheres é que elas não toleram a mesma carga de intensiva de treinos que os homens. O limiar de força de uma mulher, mesmo que ela treina no seu limite toda vez, não é o mesmo que um homem aguenta e tolera. Esse fator, da força, é mais um limitante para a mulher e também é associado ao grau de testosterona do homem.

Agora que você já sabe que não vai se tornar gigante com treino de pesos, vamos aos benefícios do mesmo para mulheres. Quando você treina pesado, você cria micro fissuras em sua musculatura que o corpo vai regenerar e recuperar no seu período de descanso. Esse acontecimento por si só, já aumento a velocidade de seu metabolismo, deixando-o mais acelerado por mais tempo e dessa forma queimando mais calorias. Quando seu músculo estiver recuperado e maior (hipertrofia muscular), você também vai queimar mais calorias, já que o músculo é um tecido ativo. Isso quer dizer que parada você vai queimar mais calorias do que antes.

Outro benefício que você vai começar a ter com seu treino será a definição muscular. Você vai forçar seus músculos a se adaptarem ao estímulo, forçando a hipertrofia e desenvolvimento. Agora sim você vai conseguir um físico torneado e "durinho" como você imaginava no começo. Lembre-se torneado não significa gigante, aliás está milhas de distância disso.

A vantagem final que você vai ter será no seu bem estar geral em termos de capacidades do corpo, você vai estar mais preparada para tarefas diárias do dia-a-dia. Por exemplo, quando você precisa mover um sofá de lugar, você não vai mais precisar chamar um homem pra isso. Suas capacidades serão desenvolvidas e a longo prazo você verá muita diferença nessa parte, especialmente quando passar da casa dos 50 anos. É importante manter a maior quantidade de massa muscular nessa idade, já que as perdas são consideráveis.

Agora você já sabe, deixe os pesinhos de lado e comece a treinar como uma mulher de verdade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário