quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Leite na Dieta.

No mercado do fitness atual, de vez em quando sempre aparecem modas novas. A maior parte delas sobre dietas, outras sobre alimentos. Perguntas como frutas devem ou não ser consumidas? Preciso cortar temperos? E finalmente, o leite faz bem, ou vai arrebentar com a minha dieta? Também são bem comuns. Neste post vamos falar justamente sobre o último: o leite. Então vamos começar pela estrutura do leite, afinal de contas do que consiste o leite?

Primeiramente, constituído do carboidrato lactose, o leite é um dissacarídeo feito de açucares de glicose simples e galactose. Não é nenhuma surpresa que muitos se apaixonem por ele graças ao seu conteúdo de proteínas e gordura. Um copo de leite contém todos os 8 aminoácidos essenciais necessários para o crescimento, recuperação e regeneração muscular, de quem segue um treino com pesos intenso.

Existiu até um certo burburinho no mercado sobre algumas pesquisas que indicaram que o leite com achocolatado era mais benéfico do que os shakes de proteína. Nós vamos voltar para esse assunto mais tarde, já que não é bem verdade. Quando você olha para o conteúdo das gorduras que o leite contém, a maior parte delas (dois terços), são de gordura saturada, que beneficiariam um aumento dos hormônios anabólicos. Sendo assim teríamos uma bebida com proteínas e com gorduras boas, perfeita, pra ganhar massa e perder gordura, certo?

Errado!


Quando vamos pensar em uma dieta voltada para a queima de gordura, e analisamos se o leite, deveria ou não estar nela, a maioria dos nutricionistas, doutores e personais, olhariam diretamente para a tabela de macronutrientes do leite. E o que eles vão encontrar é o seguinte: para cada 230ml de leite desnatado, 12g são de carboidratos e 8g são proteínas. Muitos diriam que contanto que este percentual de macronutrientes esteja dentro do que você pode ingerir diariamente em sua dieta, não teria problema. Esses nutrientes deveriam contar apenas no seu total diário. Essa é uma forma de olhar a ingestão calórica olhando apenas para os macronutrientes sem olhar a fonte deles.

Obviamente, o maior problema na dieta que contém leite é para pessoas que tem intolerância à lactose. Se você tem, já sabe como é. Depois do consumo do leite vem aquela sensação de mal estar e de se sentir estufado. Mas já entendemos que o carboidrato do leite é a lactose e quando somos bebês temos enzimas para digeri-lo, porém quando vamos ficando mais velhos nosso intestino vai parando de produzir essa enzimas. Para ver se você é afetado por isso, tome um copo de leite e faça anotações de como você se sente. Um dia depois coma um pouco de queijo e iogurte e anote novamente.

Sentiu alguma diferença? Na verdade é um problema de fermentação. O processo de produção do queijo ou do yogurte já fermentam a lactose antes de você ingerir, enquanto o leite puro não é fermentado. Agora você se lembra do estudo falando que achocolatado com leite depois do treino seria melhor do que whey protein? Pois então, o whey vem do leite, mas a maneira como ele é produzido é totalmente diferente. Por isso além de baixo teor de lactose ou zero carbo, como os whey isolados, eles não tem o mesmo efeito do leite. 

Então nós estamos no meio de uma dieta pesada com o objetivo de secar toda gordura do corpo e adicionamos a dieta um alimento que nos deixa estufados, fadigados e que ainda podem descontrolar nosso intestino? Não parece uma boa ideia para mim. Porém, se você não tiver intolerância nenhuma ou mesmo com o passar dos anos não sofrer nenhum tipo de irritação com à lactose pode consumir tranquilamente, sempre observando as porções em relação ao seu total calórico diário. Caso esteja em uma dieta zero carbo, o leite também não seria indicado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário