terça-feira, 20 de setembro de 2011

Princípios da Supercompensação

Conversando com alguns amigos e analisando o treino deles, chegamos ao ponto da Supercompensação e como ela interfere nos treinamentos resistidos, ou em qualquer outro tipo de treinamento. Para explicar como a Supercompensação funciona vamos começar pela homeostase. Quando o corpo esta parado, sem receber nenhum estímulo físico, ele se encontra em equilíbrio, ou seja, a homeostase é a manutenção do ambiente interno dentro de limites toleráveis. Quando o corpo recebe um estímulo maior do que aquele que ele está acostumado, seja ele, aeróbico ou anaeróbico ele perde este equilíbrio e começa a trabalhar para voltar ao ponto de homeostase anterior.

O que acontece neste momento é uma resposta do nosso corpo ao estímulo ao qual ele foi submetido. Agora ele vai começar a aumentar os processos que respondem da melhor maneira possível àquele estímulo para se proteger de ter que em seguida realizar um novo estímulo dessa mesma grandeza e não estar preparado. Por exemplo, se o estímulo for um treinamento de hipertrofia para os músculos peitorais ele vai trabalhar para dar uma resposta a este tipo de estímulo. E é aqui que a coisa fica interessante porque o corpo reage de forma a se proteger de um novo estímulo forte como o anterior, então, ele automaticamente, quando volta para o estado de equilíbrio, não voltará para o anterior e sim para um superior ao anterior, afinal ele quer estar preparado caso aconteça novamente. E esse é o princípio da supercompensação. Porém, se o estímulo for dado isoladamente, quer dizer, sem frequência, ele voltará ao seu estado de homeostase inicial, por isso a importância dos treinos frequentes e consistentes.


Então vamos supor que você faz 12 séries de supino com 20kg a mais ou menos 4 semanas. Seu corpo já se acostumou com este estímulo e não está mais tendo que se supercompensar para se proteger de nada. Por isso aumentamos o peso ou número de séries, o mais importante aqui é mudar o estímulo para que seu corpo não se acostume e tenha que se acostumar novamente, trazendo novos resultados aos seus treinos.

Tão importante quanto o estímulo para a supercompensação acontecer é o descanso. Nessa fase que seu corpo vai se recuperar, por exemplo hipertrofiando a musculatura, se adaptando a carga ou número de repetições, por isso ela deve ser muito bem respeitada. Se você treina para hipertrofia, esta é a fase em que você vai se sentir dolorido, justamente porque você causou micro-lesões em suas fibras musculares que serão regenerados durante o processo pelo seu corpo. Se você não tempo suficiente para o seu corpo se regenerar antes do próximo estímulo você pode, além de não ter resultados, entrar em overtraining, com cansaço excessivo, sistema imunológico fraco, dores e até lesões.

Portanto procure dar um bom estímulo ao corpo durante seu treinamento e descanse, se alimente e suplemente da melhor forma possível para recuperar seu corpo e deixá-lo pronto para o próximo treino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário